March 11, 2017

PILARETE, um ‘amigo-improvável’


A libertação do espaço público para o usufruto das pessoas é uma prioridade para que a ‘CIDADE’ seja mais acessível para todos. Neste sentido, os Pilaretes são a resposta inevitável à falta de civismo de muitos dos ‘nossos’ automobilistas. A alternativa à colocação de pilaretes é encontrar automóveis parqueados em cima dos passeios. Uma situação inaceitável.

“O número de pilaretes na cidade está na direta proporção daquilo que ainda temos de caminhar do ponto de vista do civismo na cidade de Lisboa (…) Não há qualquer fiscalização que substitua o comportamento cívico”, considerou o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Os automobilistas fazem o que querem, estacionam sem critério nas zonas pedonais, zonas recentemente intervencionadas no âmbito do Plano de Acessibilidade Pedonal, sem se preocuparem com a mobilidade e a acessibilidade dos demais cidadãos. Este problema é ainda mais grave se pensarmos nas pessoas com Mobilidade Reduzida, que sempre tiveram muita dificuldade em se deslocar em Lisboa, muito devido ao piso empedrado e à falta de rebaixamento dos passeios, e agora, debatem-se com a falta de civismo. Um problema ‘gratuito’, um problema que nos incapacita a todos. Urge fiscalizar e punir os infratores, para que esta prática típica de um país 'terceiro-mundista' termine de vez.

Recentemente, o estacionamento abusivo em lugares reservados para pessoas com deficiência foi alvo de uma alteração legislativa – com a contribuição de uma PetiçãoPública lançada pelo Minuto Acessível – para que se passe a considerar este comportamento como uma CONTRAORDENAÇÃO GRAVE. "Ao considerar este comportamento como uma contraordenação grave, a pessoa que o pratica, para além de ter de pagar a respetiva coima, fica sujeita a sanções acessórias como a inibição de condução no mínimo de um mês a um ano e a retirada de 2 pontos na carta de condução, ficando, ainda, o incidente registado por cinco anos no seu cadastro rodoviário"


Provavelmente, perante estas evidências, teremos que seguir um caminho semelhante.

Lisboa e outras cidades do país pretendem tornar-se mais acessíveis 
mas muitos automobilistas que nela circulam, NÃO QUEREM!  


É por aqui que os ‘nossos automobilistas' gostam de estacionar porque é 
mais CONFORTÁVEL, mais SEGURO e mais ACESSÍVEL!


Ocupar estes espaços para estacionar, é como irmos a uma Urgência Hospitalar e em vez de sermos ajudados por um médico, encontramos um Vírus de serviço!



Baseado na inspiração pragmática mas critica,
de Sérgio Lopes



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com