February 26, 2016

Alhos com Bugalhos…


Quem TEVE A IDEIA deste sinal?

Como se sabe que o carro estacionado num destes espaços, é de uma grávida? As grávidas têm de mostrar comprovativo?

Quem fiscaliza?




Os lugares reservados a pessoas com deficiência têm que ser respeitados e só devem ser ocupados por pessoas que sejam de facto deficientes. Estes cidadãos não têm possibilidade de estacionar num outro lugar, com o senão de não conseguirem sair do carro ou, no regresso, de não conseguirem entrar. A dimensão e a localização destes lugares não é um luxo, é apenas para permitir, por exemplo, que a saída em cadeira de rodas seja possível e que a distância a percorrer seja a mais curta possível.

As pessoas mais idosas e as mulheres que estejam grávidas devem também poder aceder a lugares específicos consoante o caso. Estes lugares devem estar bem identificados para o efeito e não devem confundir-se com os lugares reservados a pessoas com deficiência.


No caso concreto de uma mulher grávida, deve imperar o bom senso. O lugar só deve ser ocupado se o estado de gravidez já comprometa a mobilidade. Infelizmente cada vez são mais os casos em que o abuso é descarado.



Baseado num post de Paula Alexandra Cruz




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 23, 2016

Cimento branco e pedra de lioz



Quer saber como vão ser as ruas de Lisboa no futuro? Em Alcântara, a Câmara Municipal de Lisboa concretizou a solução que assume querer alargar a toda a cidade, com exceção das zonas históricas.

Nesta artéria, a calçada ficou reduzida a uma estreita faixa junto aos prédios, tendo o espaço restante sido ocupado com um material de cor clara feito de cimento branco e pedra de lioz. Junto às passadeiras os passeios foram rebaixados e passaram a ter um piso táctil de cor escura. Um novo mundo para a grande maioria dos portugueses, mas vulgar para aqueles que vivem em cidades europeias que privilegiam o conforto, a segurança e a acessibilidade.

Como alguém disse, ‘That's one small step for a man, a giant leap for LISBOA’



O novo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa é agora PRESIDENTE DE TODOS OS LISBOETAS. A exclusão das pessoas com Mobilidade Reduzida vai passar a ser uma marca do passado, uma vez que a solução será implementada em todas as zonas em que a solução acrescente valor e for viável. Sabemos que o futuro já começou e agora temos que contribuir para que este homem, Fernando Medina, tenha condições para continuar.





Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 18, 2016

Desemprego versus Emprego


A Associação Salvador realizou uma iniciativa pioneira em Portugal ao promover o 1º Encontro de Recrutamento para pessoas com DEFICIÊNCIA MOTORA.



O programa de empregabilidade da Associação Salvador tem como mecenas a Deloitte e tem como objetivo promover a integração profissional de pessoas com deficiência motora.

Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência é duas vezes e meia superior à média nacional. Este programa de empregabilidade passa por uma gestão e acompanhamento das ofertas de emprego adequadas às vocações e necessidades de cada um, apoiando de forma individual e personalizada as pessoas com deficiência que se encontram à procura de emprego.




Em 6 meses já foram entrevistadas 75 pessoas com deficiência e 45 empresas visitadas pela Associação Salvador. 

Neste ENCONTRO DE RECRUTAMENTO, realizado no Centro de Reabilitação de Alcoitão, gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, estiveram presentes 13 empresas com 14 ofertas de emprego e foram realizadas 104 entrevistas a pessoas com deficiência motora.




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 11, 2016

‘Vizinhos’ ACESSÍVEIS


Fundação ONCE, 
uma organização de excelência.

Criada em 1988, em Espanha, a Fundação ONCE tem vindo a garantir a inclusão social plena das pessoas com Deficiência, minimizando os problemas mais comuns inerentes à vida deste grupo de cidadãos. Inicialmente o seu objetivo centrou-se no apoio às Pessoas com deficiência visual e hoje essa motivação é transversal a todos aqueles que são portadores de algum tipo de deficiência.


A sua missão é reforçar o princípio da igualdade de oportunidades, dizendo não à discriminação

O seu financiamento provém de uma percentagem dos lucros dos jogos sociais, sinalizando deste modo o compromisso de toda a comunidade para com um problema que é de todos e deve ser apoiado por todos.

A Fundação centra seus esforços em torno de dois objetivos:
  • acessibilidade universal: um conceito que abrange a possibilidade de desenvolver soluções, produtos e serviços que sirvam todos;
  • integração das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: através de programas de formação e emprego.




Ao longo de seus mais de vinte anos de existência, depois de já ter conseguido a empregabilidade para mais de 80.000 pessoas, a Fundação é hoje uma referência em Espanha e tem uma enorme notoriedade internacional. 
O seu empenho persistente para conseguir que os cidadãos portadores de deficiência tenham condições de igualdade relativamente aos demais concidadãos, deve ser salientado e deve ser um exemplo a seguir.





Saiba mais AQUI





Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 4, 2016

Um bom começo


A Rede de Passeios Acessíveis representa um importante passo na promoção da acessibilidade. 

Contribui para que o espaço urbano seja mais inclusivo e solidário, ao permitir que as todas as pessoas possam usufruir em pleno dos espaços públicos.



A atual Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, assinalou em São Brás de Alportel o arranque da Rede de Passeios Acessíveis, um projeto integrado no Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade.



“Este momento representa uma enorme conquista na valorização das acessibilidades e uma importante etapa na construção de um concelho sem barreiras, imprescindível para quem tem mobilidade condicionada mas fundamental para todos nós, porque todos podemos vir a deparar-nos com alguns obstáculos ao longo da nossa vida, mesmo que temporários (…) a calçada portuguesa é um perigo, embora seja um pavimento bonito (…) facilmente se degrada, potenciando quedas e lesões graves, para além de ter custos elevados em termos de construção e manutenção (…) cada vez mais os municípios têm que pensar em fazer coexistir outras alternativas em simultâneo com a calçada tradicional, que sejam mais amigas do peão (…) esta importante obra concretizada em São Brás de Alportel eleva o direito à cidadania na realidade do nosso quotidiano”, considerou a Secretária de Estado durante a cerimónia de inauguração.




Saiba mais em Barlavento





Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 2, 2016

"Fun In The Park"


Depois de quase 90 anos, a LEGO vai lançar pela primeira vez uma figura numa cadeira de rodas. A representatividade importa.








No seguimento de uma campanha lançada no Twitter com nome #ToyLikeMe - Brinquedo Como Eu - e que tinha como objetivo fazer com que a marca diversificasse e passasse a incluir brinquedos representativos de pessoas com deficiência, foi anunciado que a primeira figura com deficiência estará incluída na coleção “Fun In The Park” - Diversão No Parque - a ser lançada durante o verão de 2016.

A novidade foi apresentada durante as feiras de brinquedos de Londres e Nuremberga, onde a marca apresentou os novos conjuntos que vão ser lançados durante este ano. Este primeiro boneco representativo de alguém com uma deficiência motora, no caso usa uma cadeira de rodas, tem a possibilidade de representar, alterando as peças, um homem, uma mulher, um idoso ou mesmo uma criança. 

Rebecca Atkinson, co-criadora da petição, referiu que “a marca continuava a excluir 150 milhões de crianças com deficiência pelo mundo fora, ao falhar em representá-los de forma positiva nos seus produtos”





Este passo NO SENTIDO DA INCLUSÃO aproxima ainda mais a marca dos consumidores e pode ajudar a concretizar uma mudança cultural relevante, pelo ‘uso’ positivo da tremenda influência que a marca possui junto de públicos muito diversos.



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com