Destina-se
a disponibilizar às pessoas com deficiência ou incapacidade, e às suas
famílias, um atendimento técnico especializado. Há brochuras em braille e,
quando tal for solicitado, haverá também um intérprete de língua gestual. De
resto, os funcionários receberam formação especializada, para saber informar
bem sobre prestações sociais e serviços especificamente pensados para pessoas
com deficiência.
Nestes
balcões não se atende apenas pessoas com deficiência — quando não houver
serviço, outras pessoas podem utilizá-lo – ainda que as pessoas com deficiência
tenham prioridade. “É uma resposta dedicada e prioritária.”
O
atendimento no Balcão da Inclusão pode ser marcado através de um formulário online no site da Segurança Social (onde
é possível solicitar um interprete de língua gestual, que a Segurança Social
trata de arranjar junto da Federação Portuguesa das Pessoas Surdas, sem
qualquer custo para o cidadão).
Para ser atendido não é obrigatório marcar
antes,
“Qualquer pessoa pode aparecer, tira a senha e é atendida”.
Para o
Minuto Acessível,