March 26, 2015

Ação Qualidade de Vida


A Ação Qualidade de Vida é um processo de candidatura anual, criado pela Associação Salvador, em 2008, para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros. Existem 4 categorias de apoio: Desporto, Formação, Criação do Próprio Negócio e Obras em Casa.




Muitas pessoas com deficiência motora não possuem os recursos financeiros necessários que lhes permitam ter uma vida com qualidade. Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.




Inspire-se 



e preencha o formulário


Formulários de Candidatura






Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

March 21, 2015

61,5% versus 38,5%


a) Calçada, tradicional, à semelhança do que já existe

b) Outro tipo de pavimento contínuo, mais moderno e seguro








A Calçada portuguesa vai desaparecer da zona antiga de Campolide. 

Moradores do bairro lisboeta foram a votos e 61,5% preferem um piso contínuo, liso e mais seguro, contra 38,5% que preferem manter o empedrado.


A calçada surgiu no século XIX e é maioritariamente usada no calçamento de quase todas as cidades muito embora já estejamos no século XXI. É um piso geralmente desnivelado, que se baseia em pedras de formato irregular, geralmente de calcário e por vezes pontiagudas, intervaladas com buracos de maior ou menor dimensão.



Um piso desadequado se pensarmos nos cidadãos com mobilidade reduzida, conjuntural ou permanente, nos pais com carrinhos de bebés, nas pessoas mais idosas, no comum do cidadão, que simplesmente tentar transportar o seu troley, nos mais novos que gostam de andar de patins ou mesmo nas mulheres portuguesas que arrisquem o uso de sapatos de salto alto... Por isso é cada vez mais frequente vermos muitos peões a caminhar à beira dos passeios ou seja, na estrada, colocando a sua vida e a dos automobilistas em risco.


As pessoas foram chamadas a "decidir algo que diz respeito ao seu quotidiano, à sua vida diária” e os nossos concidadãos de Campolide esqueceram o Sec.IX e votaram numa solução compatível com o Sec.XXI. Perceberam que a calçada, ainda que tradicional e de grande valor patrimonial, já não se adequa às exigências atuais.

Ao PÚBLICO, o presidente André Couto explica que quer que a decisão agora tomada tenha “rapidamente” um reflexo prático no terreno, adiantando que as primeiras obras de substituição da calçada por outro piso deverão ter início “até ao final do ano”. A Rua de Campolide e a Rua General Taborda são duas das artérias apontadas como prioritárias pelo autarca.

É estranho constatar que quando se tem que decidir entre a pedra e as pessoas, ainda existem muitas pessoas a preferir a pedra. O Fórum Cidadania Lisboa parece querer continuar a caminhar sob as Pedras. Paradoxal.



“Não podemos resolver problemas com o mesmo tipo de pensamento que usávamos quando os criávamos.” Albert Einstein.





Fonte: Publico




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

March 17, 2015

Ver e Ouvir



A tecnologia desafia o impossível: Cegos que vêem e surdos que ouvem.

Depois dos implantes auditivos, começam a ser dados os primeiros passos na área da visão. Doenças e deficiências tidas como definitivas começam a ser desafiadas pela tecnologia.



Com 24 milhões de visualizações, este vídeo correu mundo… Sloan Churman, surda de nascença, ligou o botão de um implante auditivo que lhe permitiu ouvir pela primeira vez.







Também, Kathy Beitz, uma mulher tecnicamente cega desde os 11 anos, voltou a ver e, seguramente, ficou emocionalmente surpreendida com a melhor das imagens, a do seu filho recém-nascido.





Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

March 13, 2015

DRONES


Quando se pensa em DRONES, a maioria pensa em câmaras de vídeo ou na sua utilização para fins militares.

Contudo, estes equipamentos podem servir para muito mais do que isso. Um estudante belga de engenharia inventou um «drone ambulância». Na prática, é um mini helicóptero não tripulado, capaz de transportar um desfibrilhador a uma velocidade de 100 km/hora, aumentando em 10 vezes a probabilidade de um doente sobreviver. E, se muitos dizem que tempo é dinheiro, na verdade tempo é a chave para se estar entre a vida e a morte. Em cada ano, quase 1 milhão de pessoas na Europa sofre uma paragem cardíaca. Pelo facto dos tempos de resposta dos serviços de emergência ainda não serem suficientemente céleres, na maioria das situações, apenas 8% sobrevive.




Um recurso que coloca a emergência mais acessível, aumentando probabilidade de sobrevivência de 8% para 80%.





Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

March 7, 2015

Portabilidade inteligente


Muitas pessoas com deficiência, por vezes, necessitam de recorrer a cadeiras de rodas elétricas em diversos contextos. O transporte deste tipo de equipamentos exige, na maior parte dos casos, uma logística complexa, devido ao seu peso e ao seu volume. Uma cadeira de rodas elétrica não é fácil de transportar nos veículos mais comuns e nem todos têm a possibilidade de ter carrinhas acessíveis.


Uma cadeira de rodas elétrica portátil é a solução ideal para minimizar este tipo de problemas. Terá que ser leve, dobrável, fácil de usar e com uma bateria que possa ser substituída rapidamente.

Eis uma inovação que pode facilitar a vida de muitas pessoas:

mais leve
menor tamanho
usa uma bateria de lítio
um ciclo de vida 500 vezes superior
pode ser carregada a qualquer momento
painéis solares garantem zero emissões de carbono
joystick facilmente removível, que pode ser colocado à esquerda ou à direita






Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

March 2, 2015

Memórias tocáveis


E se fosse possível tocar memórias?


As pessoas que nasceram com uma visão perfeita e que devido a algum problema de saúde ou a algum tipo de acidente são agora deficientes visuais, naturalmente, preservaram as memórias de coisas que viveram, mesmo depois da perda da visão. O tempo não para e com o passar dos anos essas memórias tendem a diminuir ou a desaparecer por completo.

Qual seria a sensação e reação de alguém que não consegue ver, se tocasse uma memória reproduzida de uma foto?


A Touchable Memories, com recurso a impressoras 3D, desenvolveu um projeto para ajudar essas pessoas a reviver as memórias perdidas. Com recurso a fotografias marcantes de cinco deficientes visuais, recriaram as fotografias em 3D e os resultados alcançados são extraordinários.


Veja a infinidade de coisas que se conseguem fazer quando se dá um 
propósito à tecnologia.




Conheça melhor o projeto e as pessoas envolvidas em





Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com