February 25, 2015

Capacitando-nos a todos


As dificuldades das Pessoas com algum tipo de deficiência, podem ser minoradas com o avanço surpreendente da tecnologia. Vivemos um tempo em que o ontem é cada vez mais passado. Todos os dias a capacidade criativa de cada um, associado à tecnologia, alavanca novas soluções e traduz a responsabilidade e o compromisso de todos. 


Afinal, toda e qualquer mudança trará reflexos profundos na capacidade produtiva das pessoas e os limites começam a ultrapassar as previsões.




Daqui a alguns anos, a tecnologia de hoje vai estar num ‘Museu’
com grandes novidades



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 20, 2015

Aparências


Aparência é só aparência

Normalmente as coisas não são observadas pelo que são, mas pelo que parecem. São raros os que olham por dentro e muitos os que se contentam com as aparências. Tenham cuidado com o que querem porque correm o risco de o conseguir… e se a escolha não tiver sido bem avaliada!?





Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 16, 2015

Mapas 3D


As impressoras 3D estão revolucionar a vida das pessoas. Além de contribuições muito preciosas como corações e mãos artificiais, estas impressoras produzem peças para veículos, outros artigos utilitários e também estão agora a produzir mapas para deficientes visuais. Estes mapas 3D pretendem ajudar estas pessoas a orientarem-se com maior facilidade. 


A iniciativa utiliza um material especial para produzir os mapas, em que os principais pontos de interesse, como estradas, paisagismo e calçadas, são destacados em alto-relevo, para que o mundo que nos rodeia seja percecionado ao toque. Diferentes texturas e superfícies elevadas facilitam de facto perceção da realidade.

Este tipo de projetos que tem sido desenvolvido pela GSI, entidade responsável pelo mapeamento geoespacial do Japão e pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, passa por criar um software de impressão que possa converter os mapas e, em seguida, partilhá-los na web. Todos os modelos de impressão são disponibilizados gratuitamente na Internet.


As impressoras necessárias para produzir estes mapas ainda têm um custo muito elevado para a maior parte das pessoas mas, com o seu aperfeiçoamento e com o tempo, será inevitável que o preço possa vir a ser comparável às de jato de tinta. Quando isso acontecer, o software, que entretanto também irá evoluir, fará com que esta solução passe a ser uma ferramenta essencial para pessoas com deficiência visual.


~

Uma ideia inclusiva que já está a fazer a diferença 
na vida de muitas pessoas.




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 10, 2015

Dos 0 aos 45Km/h




As soluções para facilitar a mobilidade das Pessoas com deficiência são cada vez mais diversas e adaptáveis à maioria das situações.







A Handiscoop é mais uma solução inovadora que permite, na maioria dos casos, total independência às pessoas com Mobilidade Reduzida. Especialmente concebida para facilitar a vida das pessoas que necessitam de uma cadeira de rodas, esta solução é fiável, segura e possibilita uma deslocação rápida.




Saiba mais em AQUI




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 5, 2015

Inabilidade


Pessoas com Deficiência, por vezes, são abordadas de maneira inadequada, suscitando situações constrangedoras.


Muitas pessoas sem deficiências ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isso é natural. Aceite a deficiência. Ela existe e você precisa levá-la na sua devida consideração. Não subestime essa possibilidade, nem superestime as dificuldades e vice-versa.


Sempre que quiser ajudar, ofereça ajuda. Espere sempre que a sua oferta seja aceite, antes de ajudar. Não se ofenda se ouvir um ‘não é necessário’. Nem sempre as pessoas com deficiência precisam de auxílio. Às vezes, uma determinada atividade pode ser mais bem desenvolvida sem assistência.


O que pode acontecer quando tentamos ajudar pessoas com deficiência intelectual, visual, física, ou auditiva… perceba o que não devemos fazer!







Temos que ter cuidado com os inconvenientes que
se confundem com os  convenientes.








Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

February 1, 2015

Óculos INTELIGENTES


A Universidade de Oxford desenvolveu uns óculos equipados com um software de vídeo que ajudam pessoas com deficiência visual a ver o que os rodeia e a deslocarem-se com mais segurança.

Os óculos possuem uma armação equipada com uma câmara de vídeo, equipados com um pequeno processador informático e com um 'software' que projeta as imagens num ecrã translúcido, no lugar onde habitualmente estão as lentes dos óculos tradicionais. Uma vez que o ecrã é transparente, os utilizadores conseguem ver o ambiente circundante, sublinhando as imagens dos objetos em redor.

A projeção reflete as imagens de uma forma mais simplificada e nítida 


Esta tecnologia, desenvolvida pelo neurologista Stephen Hicks, tem estado a ser testada por 30 pessoas, em Oxford e em Cambridge. O equipamento ainda tem dimensões demasiado grandes mas em breve a equipa espera reduzir a tecnologia até criar um objeto com o tamanho idêntico ao dos óculos tradicionais. Quando for comercializado, o equipamento deverá ser vendido por um valor acessível, aproximado ao dos ‘smartphones’.





Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com