June 8, 2015

Eles agradecem e nós evoluímos



Já pensou se, do nada, toda a gente da zona onde vive começasse a falar consigo? Seria certamente estranho! Agora imagina que era surdo e que um dia, todos com quem se cruzasse comunicassem contigo através de língua gestual? Foi o que aconteceu a um jovem turco, surdo, que foi surpreendido por uma campanha publicitária da Samsung.



Tenho uma tia surda-muda, fui criada por ela. Desde que me conheço por gente que sempre soube falar língua gestual. Trabalhei em lojas de roupa, e quando abordava clientes e que me apercebia que eram surdos, começava a falar com eles por língua gestual, até arregalavam os olhos. E não há nada melhor do que sentir que eles estão felizes porque um ouvinte consegue falar e entende-los. Perguntavam-me sempre como é que eu sabia falar. E eu explicava, e ficávamos a conversar um bom bocado. Acompanhava-os ate a caixa. E eles agradeciam tanto. Deveríamos todos saber falar, nem que seja o básico. Eles agradecem e nós evoluímos, refere Filipa Aleixo num comentário online


A campanha foi preparada durante um mês, com a marca a esconder câmaras por vários locais que o rapaz frequentava. Comerciantes, vizinhos e outros moradores receberam um curso intensivo de língua gestual para poderem comunicar com Muharrem. Sem nunca imaginar, o jovem participou na gravação do anúncio sobre o primeiro centro especial de atendimento a pessoas com deficiência auditiva.



O resultado é emocionante mas, acima de tudo, mostra a necessidade 
de evoluirmos em conjunto para um mundo sem barreiras. 
Uma Utopia alcançável. 




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com