November 27, 2014

o GUIA


Uma equipa de investigadores da UNIVERSIDADE DE COIMBRA, desenvolveu um guia inteligente para orientar pessoas com DEFICIÊNCIA VISUAL no interior de edifícios públicos.




O guia, que foi criado em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), pretende “aumentar a autonomia deste grupo de cidadãos, em actividades comuns do quotidiano”, afirmou a UC.

Na prática, trata-se de uma aplicação para Smartphone, desenhada para ajudar, de forma rápida, intuitiva e segura, o utilizador a encontrar serviços e produtos desejados no interior de edifícios.

A partir do telemóvel, o novo sistema – “SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People”- utiliza as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para “orientar o invisual até ao seu objectivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício”, referiu José Cecílio, coordenador do projecto.


Apesar de ter sido desenvolvido para orientar pessoas invisuais,este sistema, premiado recentemente pelo InstitutoFraunhofer Portugal, pretende alargar a utilização a qualquer cidadão.



Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

November 23, 2014

Um LEITOR inteligente


Para um invisual ler é um enorme desafio. A escrita Braile tem sido desde há muito tempo uma alternativa extraordinária para minorar as dificuldades de leitura inerentes às pessoas com deficiência visual. Contudo a grande maioria dos conteúdos não está transcrita para Braile.

O uso da tecnologia em prol do desenvolvimento de soluções que ajudem a ultrapassar este problema começa a ser recorrente e os resultados têm sido muito animadores.


Ler uma carta, aceder às contas da água, da luz, do gás, aos extractos bancários ou até mesmo ler um simples panfleto, são desafios que dificilmente podem ser superados pelas pessoas com deficiência visual, de uma forma autónoma.

Foi exactamente a pensar nesta importante questão que um grupo de investigadores do MIT criou o FingerReader.

O FingerReader é um dispositivo wearable que dá às pessoas com deficiência visual a capacidade de ler em tempo real. É um objecto que em tudo se parece com um anel mas que lê, quase de forma perfeita, qualquer texto, em voz alta.


Uma pequena câmara capta tudo e comece a ditar o que está escrito… Veja!


Temos que continuar a inovar para fazermos a diferença.



Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

November 19, 2014

Cinema inclusivo

Com a ideia de oferecer serviços de acessibilidade para as pessoas com deficiência sensorial ou dificuldades de linguagem, em qualquer tipo de entretenimento cultural ou educacional, foi desenvolvida uma aplicação que permite que todos possam ouvir a áudio-descrição ou possam acompanhar através de linguagem gestual os conteúdos, por exemplo, de um filme.


O WhatsCinema é de facto uma aplicação que, em tempo real, integra pela primeira vez diferentes formas de opções de acessibilidade, disponibilizadas através de smartphones, tablets ou outro tipo de dispositivos móveis, para o benefício daqueles que têm deficiência auditiva, visual ou algum tipo de dificuldade linguística. Uma vez que a aplicação pode configurar diversos idiomas, permite ainda que a população estrangeira possa aceder às legendas na sua língua nativa.



Uma vantagem competitiva interessante e transversalmente inclusiva.





Conheça AQUI todas as funcionalidades do WhatsCinema




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

November 15, 2014

É só subir… depois desce!



Caso tenha Mobilidade Reduzida, subir e descer significa uma coisa: Autonomia


A insatisfação é o primeiro passo para o progresso do Homem


Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática, e toda a prática deve obedecer a uma teoria







Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

November 10, 2014

Quase tudo



Muitas vezes temos que ser capazes de nos reinventar, imaginar novas histórias para as nossas vidas e, por fim, acreditar que somos capazes. O desporto sustenta esse paradigma.
 







Com paciência e perseverança quase tudo se alcança
































Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com

November 4, 2014

Mais do que um TESTEMUNHO



Todos estamos a 'segundos' de ter um acidente... nada está garantido e a nossa vida pode mudar num instante. Temos que estar preparados.






A Associação Salvador tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida. O seu fundador, Salvador Mendes de Almeida, tem materializado essa ambição de uma forma notável.

Esta MENSAGEM não precisa de tradução...
Basta estar com muita ATENÇÃO...







Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com