December 3, 2014

Defesa da dignidade


Depois de mais uma volta ao SOL, hoje, quarta-feira, dia 3 de dezembro, assinala-se formalmente o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.




Entre muitos problemas associados à deficiência, a ACESSIBILIDADE é uma questão transversal a todos aqueles que evidenciam algum tipo de Mobilidade Reduzida. Quando entendida na sua plenitude, a falta de acessibilidades acaba por impactar todas as pessoas. Infelizmente, mais cedo ou mais tarde, .

O ano passado este dia foi comemorado no CCB, um local onde todos os WC’s adaptados têm o sanitário em cima de um degrau. Este ano é no Parque das Nações. O ano passado o tema foi "Quebrem barreiras, abram portas: por uma sociedade inclusiva para todos" e este ano o lema é “Desenvolvimento sustentável: a promessa da tecnologia". Slogans interessantes, no mínimo, para os criativos.

Ainda que o Parque das Pedras digo Parque das Nações, seja um dos exemplos mais recentes da nova arquitetura urbana inacessível, um local onde todos aqueles que têm mobilidade reduzida, circunstancial ou permanente, que eventualmente necessitem de uma cadeira de rodas manual para se deslocar ou que simplesmente necessitam de pisar um piso que não seja um aglomerado de pedras irregulares, como os mais idosos ou as mães com os seus carrinho-de-bebé, que por isso têm que percorrer o ‘caminho das pedras’, a Feira Internacional de Lisboa, local do evento, acaba por ser um mal menor. O interior da Feira é acessível e tem todas as condições logísticas necessárias.

Nem tudo é show-off… Temos que reconhecer o ‘copo meio-vazio’ e referir que, para além dos prémios, existem apenas dois assuntos sérios para reflexão, “A Praia Acessível - Praia para Todos”e o Projeto Parlímpico Não se entende é o que é que estes assuntos, importantes e relevantes, sem dúvida, têm a ver com o tema: “Desenvolvimento sustentável: a promessa da tecnologia". Curioso.


O evento realiza-se no Auditório I do Centro de Reuniões da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, das 9:45 às 17:00 horas, será o palco das Comemorações Nacionais, da responsabilidade do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

ps: Também amanhã, mas certamente muito mais importante, é a apresentação do PROJECTO-PILOTO PARA A VIDA INDEPENDENTE das pessoas com deficiência, nos Paços do Concelho, Sala do Arquivo, na CML, às 18h. Se alguém tem lutado por esta causa com determinação tem sido o Eduardo Jorge


Há urgência em implementar um processo digno no respeita à vida independente.

UMA CAUSA QUE NOS DEVIA ENVOLVER A TODOS.




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com