July 11, 2014

Quanto vale a PALAVRA deste Presidente de Câmara?





António Costa declarou, publicamente, que a acessibilidade seria uma das prioridades do seu mandato e que se ia manter vigilante e atento a esta questão que considerou, e cito, "...como prioritária...”.



No dia 22 de setembro de 2013, António Costa, numa ação de campanha enquanto candidato à presidência da CML, reafirmou o seu compromisso para executar o Plano de Acessibilidade Pedonal para Lisboa.


O Plano de Acessibilidade Pedonal, que foi aprovado em fevereiro de 2014 na Assembleia Municipal de Lisboa, prevê a implementação de 100 medidas que facilitem a mobilidade das pessoas na capital. Algumas dessas medidas passam pelo aumento do numero de passadeiras, aumento do numero de ciclovias, rebaixamento dos passeios e pela pavimentação adequada dos passeios em calçada de forma a que as pessoas os possam utilizar com conforto e em segurança. A calçada nos Passeios exclui quase todos e quase tudo.

CURIOSO, ou não, foi saber que mais de 10 milhões de Euros depois, e após diversas intervenções consecutivas, em que muito dinheiro foi literalmente deitado ‘à rua’, a nova Ribeira das Naus incorre em contradição com o que o próprio Presidente da Câmara Municipal de Lisboa afirmou. O autarca defendeu que agora "há espaço para as atividades turísticas, de lazer… e que partir da conclusão da obra, Lisboa ganhava um espaço de convívio para os peões, ciclistas…” mas, mais uma vez, e contrariando o seu compromisso, os cidadãos com Mobilidade Reduzida foram excluídos.


O arquiteto Manuel Salgado, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou “que os arquitetos portugueses têm provado que são dos melhores do mundo” e que a qualidade da arquitetura portuguesa é evidente. 

O que é que um cidadão paraplégico pode dizer depois deste slogan Municipal...!? NADA.




É estranho perceber que quando se tem que decidir entre a pedra e as pessoas, se escolha a pedra!?





Quanto valerá agora a PALAVRA deste Presidente de Câmara, atualmente candidato à liderança do PS e putativo candidato a Primeiro-Ministro de Portugal… A credibilidade das Instituições deve estar acima das pessoas e deve ser preservada.


Estranha forma de olhar uma Sociedade que se pretende que seja INCLUSIVA... e tudo isto acontece no momento em que o Plano Pedonal para Lisboa foi aprovado... 


Saiba AQUI o que o Minuto Acessível considerou no dia 25 de agosto de 2013.





Para o Minuto Acessível,

deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com