April 9, 2014

Um (A)migo incondicional.

Eu sou o Ruffus.



Sou um cão guia e quero ensinar-te como deves atuar quando te encontrares comigo e eu estiver na companhia do meu dono. Antes de mais deixa-me dizer-te que sou um cão de trabalho. Nunca me vejas como uma mascote.

Algumas DICAS importantes:
  • Curioso é que quanto mais me ignorares melhor será para mim e para o meu dono. O meu comportamento e a minha forma de estar são totalmente diferentes dos meus outros amigos e a minha dupla função de guia e de companheiro de uma pessoa que é invisual deve ser tida em conta.

  • Também não me toques nem me acaricies quando eu estiver a trabalhar. Posso distrair-me e, como calculas, não posso falhar! O mais adequado é mesmo ignorares-me. Não tenhas, de forma alguma, medo de mim! Nós somos muito bem adestrados e nunca seríamos capazes de fazer mal a alguém sem um motivo muito forte. Se te meteres com o meu dono vou certamente zangar-me.

  • Caso tragas um amigo contigo, um outro cão, por favor controla-o para evitar que possa acontecer algum acidente quando passar ao meu lado ou ao lado do meu dono.

  • Por favor, não me tentes com guloseimas ou alimentos. É o meu dono que se encarrega de me servir. Estou sempre bem alimentado e tenho um horário estabelecido para ir comer.

  • Se o meu dono te pedir ajuda, aproxima-te dele pelo lado direito para que eu possa manter-me à esquerda. Ele ordenar-me-á que te siga, ou então pedirá que lhe dês o teu cotovelo esquerdo. Nesse caso, ele dar-me-á uma espécie de senha para me dizer que estou, temporariamente, fora de serviço.

  • Dado o rigoroso treino que temos, estamos habituados e habilitados a aceder e permanecer junto aos nossos donos em qualquer tipo de estabelecimento, tanto de saúde como em centros comerciais, restaurantes, supermercados, cafetarias, cinemas, teatros, centros de estudo ou de trabalho, etc., sem causar alteração ao normal funcionamento dos mesmos, nem incómodos aos outros utentes ou funcionários. O mesmo se passa quando o meu dono decide apanhar um transporte ou quando está a trabalhar. O meu dono exerce as suas funções comigo ao seu lado. De acordo com o treino que recebemos, nós nunca vagueamos pelos recintos por nossa conta e risco.

Ajudas-me a divulgar isto tudo?

Felizmente temos os mesmos direitos que os nossos donos no que diz respeito ao acesso aos locais públicos. 


Contributo: Blog do Zig






Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com