September 22, 2014

1248 Km, olhar com atenção e tirar notas…


BARCELONA: Desde 1992, ano em que se realizou os Jogos Paraolímpicos em Barcelona, que os responsáveis pela cidade decidiram promover a acessibilidade para todos.  

Uma Cidade Acessível garante a todos os cidadãos as mesmas oportunidades de participação no seu quotidiano e de usufruto dos seus espaços, bens e serviços. A acessibilidade é um atributo do meio que, de uma forma direta, imediata e permanente, permite a qualquer pessoa, independentemente das suas capacidades físicas, sensoriais ou cognitivas, circular, orientar, participar e comunicar da forma mais autónoma possível. Nessa medida, a ACESSIBILIDADE é uma condição para o pleno exercício de direitos de cidadania, consagrados, no caso português, na Constituição Portuguesa, como o acesso à Educação, à Saúde, ao Trabalho, ao Lazer e à Cultura. 





Barcelona ao longo dos últimos anos tem trabalhado para ser acessível a pessoas com mobilidade reduzida, com um principal objetivo: conseguir uma cidade unida, que promove a qualidade de vida e respeito pela diversidade. São evidentes a eliminação de depressões ao nível das ruas, os cruzamentos sonoros, as ruas pedonais, os passeios planos, os transportes com condições para todos, etc.

Certamente que não se têm ficado apenas pela elaboração de planos e mais planos como em Portugal, uma vez que a cidade é de facto um exemplo de boas práticas no que respeita à acessibilidade. 


PARA ALÉM DE PLANEAR, IMPORTA EXECUTAR



O enfoque foi o de considerar a acessibilidade como uma componente integrante de todos os projetos e não como um "extra" à solução projetada. Os arquitetos são mesmo arquitetos à séria… modelam o espaço para que este se torne acessível a todos, ao mesmo tempo que o torna confortável e seguro.




Para o Minuto Acessível,
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com