January 11, 2014

Série - O Plano - T1 EP5 – O Plano dos Planos


UMA SÉRIE EM EXIBIÇÃO NO MINUTO ACESSÍVEL


Este episódio da Série O Plano, o quinto da temporada 1, fala sobre um Plano que pretende ser o ator principal de todos os Planos. É o Plano estratégico desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa, que visa promover a acessibilidade na cidade até ao final de 2017. Como nas novelas, vamos esperar que o final acabe em casamento embora o divórcio tenha marcado outros casamentos noutros Municípios…  
No passado dia 28 de outubro de 2013, a ASSOCIAÇÃO SALVADOR, o MINUTO ACESSÍVEL e o LISBOA (in)ACESSÍVEL, a par de outras entidades, foram ouvidos sobre o Plano de Acessibilidade Pedonal para Lisboa, que esteve em discussão publica até ao final do mês de outubro. 



O Plano foi apresentado em traços gerais pelo Arquiteto Pedro Gouveia, enquanto responsável pelo Núcleo de Acessibilidades da CML e Coordenador do Plano, no âmbito do processo de Consulta Pública. Tendo em consideração a importância da Acessibilidade para os cidadãos em geral, e para os cidadãos com Mobilidade Reduzida em particular, todos nos congratulámos com a disponibilidade evidenciada pela CML ao facilitar a apresentação do Plano supracitado.   

A expectativa é grande e um final feliz seria muito positivo. Muito provavelmente, este casamento minimizaria os efeitos perversos de muitos divórcios anteriores.  


Neste sentido, o responsável da CML salientou a importância de se adequarem as práticas de projeto, obra e gestão dos serviços e empresas municipais às normas agora estabelecidas no Plano. Para que essa transformação seja credível e devidamente monitorizada, fomos ainda informados que a CML vai ativar todos os mecanismos de fiscalização disponíveis para o efeito com o intuito de garantir o cumprimento das leis em vigor, nomeadamente, o especificado no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 28 de Agosto. 


A Assembleia da República tem aprovado inúmera Legislação sobre esta matéria, a grande maioria em incumprimento, mas todos acreditamos que este Plano de Acessibilidade Pedonal, apresentado publicamente, no mínimo, vincula a CML e os seus responsáveis ao desígnio de tornar Lisboa uma Cidade Acessível a para todos. 

A implementação do Plano permitirá à Câmara Municipal de Lisboa cumprir as suas obrigações legais, nomeadamente as que decorrem dos seguintes diplomas: 

  • Lei n.º 46/2006 (103 KB) (Proíbe e pune a discriminação em razão da deficiência);
  • Decreto-Lei n.º 163/2006 (532 KB) (Normas técnicas de acessibilidade e as regras para a sua aplicação às edificações);
  • Edital n.º 29/2004 (128 KB) (Regulamento Municipal de Promoção da Acessibilidade e Mobilidade Pedonal).


O QUE DEVEMOS DESDE JÁ CONSIDERAR: 

  • O Plano relativo à Acessibilidade Pedonal de Lisboa é um bom plano;
  • O Plano é abrangente e que se for implementado minimiza o problema da falta de acessibilidades em Lisboa;
  • O Minuto Acessível não se considera competente para validar tecnicamente o Plano mas a reitera a confiança nos técnicos da CML que o desenvolveram;
  • O Minuto Acessível acredita que se o Plano for implementado de acordo com o especificado, a cidade de Lisboa será uma cidade acessível a todos;
  • O Minuto Acessível teme que seja apenas mais um plano. 

NESTE SENTIDO, FICAM AS SEGUINTES QUESTÕES À CML: 

  1. Se a CML assume o compromisso de implementar, na sua totalidade, o Plano relativo à Acessibilidade Pedonal de Lisboa após a sua aprovação?
  2. Qual o orçamento previsto para a implementação completa do Plano?
  3. Qual é o planeamento previsto para a sua implementação completa?
  4. Qual a calendarização prevista para a sua implementação completa?
  5. Se o Plano tem carácter vinculativo do ponto de vista jurídico?
  6. Quem deve ser responsabilizado, no parecer da CML, caso o Plano não seja implementado (parcial ou totalmente)?
  7. Se o Plano tem alguma dependência, a montante, de outro(s) Plano(s), ou seja, para a implementação completa do Plano se existe a necessidade de previamente ser realizado qualquer outra obra/plano por parte da CML ou outras entidades?



O MINUTO ACESSÍVEL considera que a ACESSIBILIDADE deve ser encarada como uma necessidade de todos os cidadãos e não apenas para aqueles que conjunturalmente ou de forma permanente tenham
Mobilidade Reduzida.  


Para o Minuto Acessível,
envie o seu contributo para o email: minuto.acessivel@gmail.com