December 3, 2013

A caminho dos 20 anos…


Hoje, dia 3 de dezembro, é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. 

Entre muitos problemas associados à deficiência, a Acessibilidade é uma questão transversal a todos aqueles que evidenciam algum tipo de Mobilidade Reduzida. Quando entendida na sua plenitude, a falta de acessibilidades acaba por impactar todas as pessoas.  
 
Desde 1997 que o Legislador tem produzido legislação com o intuito de garantir a promoção das acessibilidades. Em 2006, por incumprimento, o prazo foi estendido até 2017. Fizeram-se uns ajustes para sustentar o alibi. Desde então continuamos a ignorar a Lei. Somos uma espécie de dementes enquadrados na categoria, ‘deixa andar’.  

O tempo corre contra todos. Ainda assim, continuamos a fazer Planos, planos de planos, a organizar conferências, a realizar workshops, a realizar ações de sensibilização, enfim, a comprometer quase todos os recursos humanos e financeiros em atividades sem qualquer valor mensurável. Na essencial tudo continua na mesma.  

Esta é a motivação inerente à ESTRAGÉGIA do MinutoAcessível. Saiba mais… 

Hoje temos mais um evento… é no CCB. Gostava de ir, mas todos os WC’s adaptados têm o sanitário em cima de um degrau. Curioso! Contudo, o lema é convidativo. "Quebrem barreiras, abram portas: por uma sociedade inclusiva para todos". 

 
Autores do Cartaz "Igualdade na Diferença": Adelino Geraço e Fernando Antero

Para o Minuto Acessível,
envie o seu contributo para o email: minuto.acessivel@gmail.com