November 30, 2013

Caixa Prioritária – será um Luxo?


Fiquei a perceber que ainda há muita gente que não entende que as caixas prioritárias nos supermercados são para pessoas com as ditas prioridades... 

Muita gente pensa que o símbolo da deficiência, no que diz respeito às caixas prioritárias, só é destinado às pessoas em cadeiras de rodas...mas não.  
O Decreto-Lei 135/99, de 22 de abril, estabelece no seu Artigo 9º - Prioridades no atendimento – que:
  1. Deve ser dada prioridade ao atendimento dos idosos, doentes, grávidas, pessoas com deficiência ou acompanhadas de crianças de colo e outros casos específicos com necessidades de atendimento prioritário.
Contudo, estas Caixas atendem todos os Clientes, mas dão prioridade aos Clientes na situação descrita. Há que indicar a quem está na fila de espera que a sua situação é prioritária e só depois usar educadamente esse direito. Ainda assim, o operador(a) da caixa tem aqui um papel importante porque deve ter uma atitude proactiva e sinalizar a situação aos demais clientes.

Para quem não tem ´Bom-Senso’ ou não reconhece a situação, não implique… A falta de civismo e a falta de inteligência fica com quem a evidencia.