October 5, 2013

Um paradoxo Ergonómico


ERGONOMIA é o conjunto de conhecimentos científicos necessários para a conceção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia.

A Brisa tem vindo a instalar máquinas que permitem aos condutores pagarem as portagens de forma semiautomática, através de um equipamento embutido na cabine de portagem. 

®    Até aqui tudo bem... a Brisa aposta na inovação. 

É denominado por «Via Manual» e é um sistema de pagamento em que o condutor controla a operação, podendo recorrer a todos os métodos habituais de pagamento, como cartão bancário, moedas, notas e Via Verde. 

®    Até aqui tudo bem… um nome peculiar. 

“O ato de pagamento através da Via Manual será igual ao dos parques de estacionamento, onde o condutor controla toda a operação, sempre apoiado por indicadores luminosos”, refere a Brisa. 

Ü  Aqui é que tudo muda… pelo menos para muitos condutores com Mobilidade Reduzida! 

Um condutor que seja, por exemplo, paraplégico, não consegue controlar a dita operação, mesmo com o apoio de todos os indicadores luminosos referidos no comunicado da Brisa. Não pode porque simplesmente não consegue aceder à nova máquina. Se já tentou usar este sistema percebeu que necessita de se levantar do assento para conseguir efetuar o pagamento. Há mesmo quem necessite de sair do carro.  

Eu já contribui para um engarrafamento. Tive sorte. O condutor que estava imediatamente atrás percebeu a minha dificuldade e evitou que a fila continuasse a engordar… Não me vou referir às buzinadelas porque, neste caso, trata-se de um concerto ao vivo que se enquadra no espirito Live Aid.

Porque é que será que uma boa solução não é desenvolvida e implementada para ser de facto uma Boa Solução!? Sei que a Brisa é uma marca reconhecida e de excelência. Algo falhou. Com um pedido de desculpa antecipado a todos os condutores é possível que acontecem outros concertos.