August 25, 2013

Sem Palavras


Recentemente a CML requalificou, a frente ribeirinha entre a zona poente do Terreiro do Paço e o Cais do Sodré (Avenida Ribeira da Naus) com o objetivo de oferecer agora um largo passeio ribeirinho para os peões e uma nova via rodoviária. 


Pareciam ser Boas Noticias para todos nós.
Infelizmente não, literalmente não são. Relembrei-me do que significa Contraditório. 

Infelizmente a obra incorre em contradição com o que o próprio Presidente da Camara Municipal de Lisboa afirmou. O autarca defendeu que aqui "há espaço para as atividades turísticas, de lazer… e que partir de agora é um "espaço de convivialidade para os peões, ciclistas…” etc. Mais uma vez os cidadãos com Mobilidade Reduzida foram excluídos.  

O arquiteto João Gomes da Silva, autor do projeto, e toda a equipa que o apoiou – e aqui incluo a Sociedade Frente Tejo e a CML, que a partir de 2011 passou a ter a responsabilidade exclusiva para finalizar o projeto – não devem perceber o que significa Cidadania. Quando o arquiteto Manuel Salgado afirma, “que os arquitetos portugueses têm provado que são dos melhores do mundo” e que a qualidade da arquitetura portuguesa é evidente, o que é que um cidadão paraplégico pode dizer? Nada. Como é que um cidadão que use uma cadeira de rodas ou um cidadão mais sénior com dificuldades de locomoção ou mesmo uma mãe com o seu carrinho de bebé, para não especificar muitas outras situações similares, podem deslocar-se neste piso todo em PEDRA? Bizarro no Sec.XXI. 

Temo que o anunciado PLANO DE ACESSIBILIDADE PEDONAL DE LISBOA, à partida uma excelente iniciativa, suportada por um conjunto de documentos credíveis e bem elaborados, não passe de mais um Plano e seja afinal de contas mais um ‘engodo’!




Aqui o piso não é mau, mas é inclinado, Caro Presidente! 


Fonte: CML: Requalificada, a frente ribeirinha entre a zona poente do Terreiro do Paço e o Cais do Sodré (Avenida Ribeira da Naus) oferece agora um largo passeio ribeirinho para os peões e uma nova via rodoviária. Este é o resultado dos trabalhos de avanço da margem após a conclusão da 1ª fase de uma obra que promete ainda um amplo espaço verde e espelho de água na antiga Doca da Caldeirinha. Esta nova Avenida Ribeira das Naus permite uma renovada ligação viária, clicável e pedonal entre o Terreiro do Paço e o Largo do Corpo Santo / Cais do Sodré e a fruição de um novo jardim público e de um percurso pedonal ao longo da margem, dotado de zonas de estadia e larga escadaria em suave plano descendente até ao rio (recriação uma praia existente antes do terramoto), com infraestruturas requalificadas.

Pedagogia:

CONTRADITÓRIO: do latim contradictorius que significa o oposto, que incorre em contradição ou contradições.
Com a colaboração da Fernanda Delgado
Obrigado




Para o Minuto Acessível, 
deixe aqui o seu contributo: minuto.acessivel@gmail.com